Mais Informações
-
A polícia apreende centenas de aparelhos de telefone celular por mês, porém muitas vezes não consegue restituir o aparelho ao seu proprietário por falta de informações básicas no boletim de ocorrência a respeito do aparelho.
Com isso, a SESP está disponibilizando esse novo serviço ao cidadão para que ele possa cadastrar o seu aparelho de telefone celular em um sistema que funciona integrado aos sistemas dos órgãos de segurança pública (PC/PM), ampliando a possibilidade de devolução nos casos de furto, roubo ou perda, já que todas as informações necessárias para identificação do aparelho estarão previamente armazenadas no sistema “Cadastro Inteligente”.
-
Muitas vezes o cidadão que tem o seu aparelho de telefone celular roubado, furtado ou perdido, no momento do registro de um boletim de ocorrência, não sabe informar os dados essenciais do aparelho que permitam à polícia recuperá-lo. Esse dado é o número do IMEI do aparelho (como se fosse o chassi de um veículo).
O número do IMEI pode ser encontrado no aparelho de telefone celular, na nota fiscal ou na caixa original do aparelho.
Ocorre que, muitas vezes, a vítima não possui a nota fiscal e nem a caixa original do aparelho de telefone celular, quando necessita fazer o registro de um boletim de ocorrência de roubo, furto ou perda.
-
Sim! Pois as informações necessárias para que a polícia recupere o seu aparelho de telefone celular já estarão armazenadas em um banco de dados seguro, bastando apenas que a vítima faça o registro de um boletim de ocorrência.
-
Não é necessário.
-
O sistema permite que a qualquer momento você exclua do Cadastro Inteligente os dados de um aparelho, e que cadastre as informações de outros novos aparelhos.
-
- A forma mais rápida e que funciona para qualquer aparelho de telefone celular:
- Passo 1. Abra o discador de seu telefone (local onde você faz as ligações).
- Passo 2. Digite o seguinte código no teclado: *#06#
- Passo 3. Depois que você digitar o código, o número do IMEI será apresentado automaticamente na tela.
- Na opção de “Configurações” do Android e do IOS também é possível identificar o IMEI:
- IOS:
- Passo 1. Vá até as configurações do sistema e acesse “Geral”. Em seguida, toque na opção “Sobre”.
- Passo 2. Role a tela até chegar ao número IMEI do aparelho.
- ANDROID:
- Passo 1. Vá até as configurações do sistema e acesse a opção “Sobre o telefone”.
- Passo 2. Clique na opção "Status" e desça a tela até chegar em IMEI.
- IOS:
- Outros lugares onde pode ser localizado o número do IMEI: nota fiscal, caixa original do aparelho, compartimento da bateria na parte traseira do aparelho.
Observação importante: muitos modelos de aparelhos possuem mais de um chip, consequentemente eles terão mais de um número de IMEI. Você deverá cadastrar todos os números dos IMEIs no sistema “Cadastro Inteligente” para cada aparelho.
- A forma mais rápida e que funciona para qualquer aparelho de telefone celular:
-
Sim!
-
1 - Central de Notificações: através desta função, você poderá receber notificações contendo informações a respeito de eventual apreensão/recuperação do seu aparelho de telefone celular, além de outras informações.
2 - Gerar BO/Alerta: caso o cidadão tenha um aparelho de telefone celular cadastrado no nosso sistema que venha ser roubado, furtado ou perdido, essa função permite ao cidadão realizar o registro de um boletim de ocorrência, o que resultará em um “Alerta” no sistema da polícia, aumentando a possibilidade de recuperação.
3 - Gerenciamento de Dispositivos: permite realizar o cadastro de mais de um aparelho de telefone celular, que você possua, assim como editar e excluir informações, como na hipótese de transferência de propriedade.
-
Não! Nessa primeira versão do sistema “Cadastro Inteligente” será permitido apenas o cadastro de aparelhos de telefone celular, mas já estamos trabalhando para que a próxima versão permita o cadastro de outros bens.
-
Sim! O Cadastro Inteligente não substitui ou isenta da necessidade do registro de uma ocorrência na Delegacia de Polícia, inclusive, para que o ALERTA do aparelho de celular seja efetivado no sistema. O registro da ocorrência pode ser feita também pela internet (https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br/) ou direto pela conta do usuário do Cadastro Inteligente.
-
SIM! Pelo número do IMEI do aparelho de telefone celular é possível realizar essa consulta no site da ANATEL. Importante informar que nem todos os aparelhos de telefone celular que possui alguma restrição estão cadastrados nesse site. Site de consulta: https://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao